“Uma Aventura por Portugal”

A história e Arquitetura do meu País

3.º Prémio para o 4.º ano da EB1 de Valdossos

No decorrer deste ano letivo, os alunos do 4.º ano da EB1 de Valdossos participaram no concurso a nível nacional “Uma Aventura por Portugal”, promovido pela Fundação Bissaya Barreto, sob o tema: A história e Arquitetura do meu País.

Esta iniciativa teve por objetivos: incentivar as crianças a identificar o que nos caracteriza enquanto povo, conhecer melhor a nossa língua, a nossa história e a nossa cultura.

Desde cedo os alunos encararam este desafio com um grande entusiasmo e trabalharam arduamente na elaboração de uma bela maquete onde retrataram o Castelo de Guimarães e a Batalha de S. Mamede, dois marcos históricos, muito importantes.

Para tal foram definidas diversas etapas fundamentais, tais como: a abordagem de factos históricos alusivos à História de Portugal na disciplina de Estudo do Meio, tendo sido realizadas pesquisas pelos alunos; foi também levada a cabo uma visita ao Castelo de Guimarães e ao Campo de S. Mamede, onde os alunos puderam observar de perto o monumento no qual “nasceu Portugal”. Esta visita só foi possível graças ao apoio da Junta da Freguesia que, mais uma vez, disponibilizou o transporte necessário à realização desta atividade.

Após este trabalho prévio, passou-se à elaboração da maquete, com recurso à utilização de diversos materiais. De louvar a participação dos encarregados de educação dos alunos, que desde o primeiro momento se interessaram e se mobilizaram em participar juntamente com os seus filhos na construção da maquete, reunindo frequentemente com a professora da turma.

Todo este esforço, empenho e tempo disponibilizado por todos os intervenientes foi recompensado com a obtenção do 3.º lugar a nível nacional, um prémio prestigiante para os alunos, para a comunidade escolar e para o Agrupamento de Escolas de Ribeirão.

A maquete premiada encontra-se em exposição no parque temático Portugal dos Pequenitos, e os alunos foram convidados a participarem na cerimónia de entrega dos prémios, a Coimbra, no dia 6 de junho.

Fradelos, 20 de maio de 2014