Critérios específicos

Departamentos

Pré-escolar 1º Ciclo Línguas Mat e C. Exp. C.Soc.Humanas Expressões
 
Critérios de Avaliação do Pré-escolar
Modalidade da Avaliação:
Ficha de avaliação diagnóstica
Registos gráficos individuais e colectivos
Avaliação Formativa (descritiva nos três períodos)
Áreas de Conteúdo Competências Instrumentos de Avaliação
Formação Pessoal e Social  v  Construir progressivamente o conhecimento de si mesmo.
v 
Favorecer a interiorização de valores espirituais, morais, cívicos, estéticos.
v 
Desenvolver o espírito crítico.
v 
Promover atitudes e valores democráticos de cidadania, autonomia, solidariedade, responsabilidade.
v 
Fomentar atitudes de tolerância, compreensão do outro, respeito pela diferença.
v 
Promover a construção de referências que lhe permitam compreender e fazer juízos de valor: certo/errado, pode/ não pode, direitos e deveres.
v 
Promover vivências que permitam a tomada de consciência de si e dos outros, a interação com os outros e com o meio.
v 
Promover o reconhecimento de laços de pertença social e cultural no respeito pelos outros.
- Registos diversos de observação directa
- Ficha diagnóstica
- Análise dos produtos de trabalho das crianças
- Ficha de avaliação
  Educação Física v  Desenvolver o domínio da expressão-motora.
v  Ter a noção do seu esquema corporal.
v 
Definir a sua lateralidade.
v 
Participar em jogos de movimento e cumprir regras.
v 
Memorizar e realizar percursos simples.
v 
Conseguir gerir vitórias e frustrações.
- Observação direta 
Expressão e Comunicação Educação Artística:(Artes Visuais, Jogo Dramático/Teatro, Música e Dança v  Desenvolver o domínio das expressões plástica, musical e dramática,
v 
Estimular a tomada de consciência de si próprio.
v 
identificar e nomear as diferentes partes do corpo.
v 
Explorar o corpo como meio de expressão.
v 
Proporcionar experiências que ajudem a desenvolver a motricidade fina e global.
v 
Favorecer o jogo simbólico.
v 
Estimular a diferenciação realidade /ficção.
v 
Fomentar o contato com diferentes formas de expressão.
v 
Estimular o desejo de fazer melhor.
v 
Estimular capacidades auditivas: escutar, cantar, dançar.
- Observação directa
- Trabalhos realizados
 Linguagem Oral e Abordagem á Escrita v  Estimular a criatividade, a imaginação e a linguagem oral.
v 
Fomentar o diálogo e o interesse em comunicar.
v 
Fomentar o interesse em escutar.
v 
Explorar o carácter lúdico da linguagem.
v 
Facilitar a emergência da escrita.
v 
Favorecer o contacto com os livros e outros textos.
v 
Criar a antecipação do prazer da leitura.
v 
Facilitar o acesso a novas tecnologias.
- Observação directa
- Trabalhos realizados
Matemática v  Fomentar e apoiar o desenvolvimento do raciocínio e espírito crítico.
v  Estimular a estruturação de noções: espaço, tempo, tamanho, número, conjunto, seriação.
v 
Promover o desenvolvimento de capacidades de atenção, concentração, observação, análise, síntese, seleção, crítica.
- Observação directa
- Trabalhos realizados

2017/2018        img