logo Plano  de Ensino  a Distância (P@D) - Reapreciação
Agrupamento de Escolas  de Ribeirão  (AER )
Princípios Orientadores para a sua implementação
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COMUNICAÇÃO AOS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
ALUNOS 3.º PERÍODO
ENSINO A DISTÂNCIA - PLANO E@D
     Face à situação que atravessamos, e com o objetivo de garantir que todos os alunos continuam a aprender no presente contexto de isolamento social e de encerramento dos estabelecimentos de ensino, o Agrupamento de Escolas de Ribeirão desenvolveu um plano de ensino a distância onde constam os procedimentos a adotar.

 

Descrição

Horários

A mancha horária da turma foi adaptada à nova realidade (aulas síncronas, aulas assíncronas, #EstudoEmCasa), de modo a garantir rotinas nos alunos.

Atividades

As atividades a desenvolver ao longo da semana serão disponibilizadas/enviadas pelos professores, para que professores e alunos possam organizar os seus trabalhos ao longo da semana.

Plataforma

Os professores utilizarão a Plataforma Classroom, que permite criar turmas, distribuir tarefas, atribuir classificações, enviar feedbacks e ver tudo num único lugar.

Sumários e Registo de Assiduidade

Cada professor irá sumariar as suas atividades de acordo com as planificações e proceder ao registo das presenças dos alunos até ao final do mês de junho.

Alunos sem acesso a computador/net

 Os alunos que forem identificados pelos professores como não tendo acesso às plataformas digitais, via internet, deverão levantar os trabalhos na Escola do Primeiro Ciclo, onde residem (Fradelos, Lousado, Vilarinho, Centro Escolar), ou na Escola Sede (Ribeirão), mediante comunicação do Diretor de Turma/Titular de Turma.

     O Ensino a Distância desenvolve-se através da realização de sessões síncronas e assíncronas para o cumprimento das planificações curriculares, para a orientação educativa dos alunos (o que se pretende com cada tarefa, quais as páginas do manual a consultar, de que modo podem colaborar com os colegas, onde podem pesquisar informação adicional, como autorregularem o seu trabalho) e para esclarecimento de dúvidas.

     Cumpre a cada professor gerir, assumindo a modalidade – síncrona e/ou assíncrona – conforme a sua carga horária e o contexto da respetiva turma, sendo imperativo a sua disponibilidade para dar seguimento aos trabalhos dos alunos e proceder à clarificação de dúvidas de cariz mais particular, ou em pequeno grupo, por si agendada. Uma sessão síncrona é um momento de comunicação entre as pessoas em tempo real, exigindo participação simultânea de todos os envolvidos, e em que o emissor envia uma mensagem ao recetor que a recebe de forma instantânea, estabelecendo uma interação imediata. Exemplos de uma sessão síncrona são momentos em chat ou GoogleMeet (videoconferência).

Uma sessão assíncrona é realizada em tempos diferentes pelos intervenientes, não exigindo a participação simultânea (em tempo real) dos envolvidos. Os participantes não necessitam estar reunidos ao mesmo tempo, resultando em maior flexibilidade de interação e acompanhamento. Assim, o emissor envia uma mensagem ao recetor que a pode ler e responder noutra altura. Exemplos de uma sessão assíncrona são a participação no stream da plataforma, realização das tarefas enviadas pela professor, as fichas a realizar na própria plataforma, ou esclarecer dúvidas via e-mail.

Observação: Cada diretor de turma/professor titular de turma já disponibilizou o respetivo horário aos alunos.

 

E@D

E@D   Ensino a distância – estratégia para o AER
  … Por um lado, temos de manter apoio alimentar a todos os alunos que dele necessitem (apoio social); por outro, dentro das limitações existentes, temos de conseguir não deixar nenhum aluno para trás (diversidade de soluções, meios, estratégias, metodologias, parceiros, atores). Acredito que é na construção de uma rede local de atores que conseguiremos encontrar soluções para chegar a todos, ainda que de formas diferentes.
….
Delegado Regional de Educação do Norte    

MENSAGEM
Esta mensagem é de esperança e de de confiança. 

Agora sabemos que não voltaremos a ter aulas presenciais este ano letivo. Nem provas de aferição, nem provas finais de 9º ano.  

Mas sabemos, mais e mais a cada dia que passa, que depende de cada um de nós a garantia de que a escola estará viva, ativa, que a escola se preocupará, sobretudo, em chegar a todos os alunos, especialmente aos que menos recursos têm, aos que mais abandonados estão, aos que menos motivação sentem.  

Sabemos que é esta a hora de provarmos a imensidão da nossa missão, a importância da nossa ação, o valor da nossa atitude perante a adversidade.   

Somos, e sei que muitos de nós estamos também fragilizados sim, mas ainda assim somos o exemplo e levaremos nesta onda de positividade os alunos e, por consequência, as suas famílias!  

Sintam-se serenos, sintam a alegria de estarmos bem, de nos ser pedida a ação de engrandecer uma dimensão deste tempo que nunca mais  vamos esquecer.  

Que seja, cada um de nós, um elemento primordial dentro das suas capacidades, sempre com a vontade de nos superarmos para, em conjunto, vencermos esta crise e, um dia, sermos recordados como os que não deixaram a escola ser penalizada. Juntos, iremos conseguir!

Elsa Carneiro    

Pressupostos
É fundamental:
   Chegar a todos os alunos;
   Manter um contacto regular entre todos os elementos da comunidade escolar;
   Consolidar e desenvolver novas aprendizagens;
   Privilegiar soluções que utilizem processos simples e pouco exigentes ao nível tecnológico;
   Privilegiar a uniformização de plataformas e procedimentos;
   Reforçar o papel das lideranças intermédias na supervisão pedagógica;
   Valorizar o trabalho colaborativo entre os docentes (no interior dos grupos disciplinares e dos conselhos de turma / conselhos de docentes);
   Institucionalizar uma mudança na prática pedagógica inerente ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem;
   Racionalizar os canais de comunicação internos e externos;
   Promover a colaboração dos encarregados de educação;
   Envolver as associações de pais e entidades locais.

Calendarização

O 3.º período inicia-se hoje, dia 14 de abril.

Este dia irá ditar o rumo da nossa vida escolar neste tempo tão excecional será o desenvolvimento da primeira semana oficial de ensino à distância. E é nesta fase que devemos apelar ao bom senso, capacidade de organização, de criatividade, sensibilização para o facto de estarmos a lidar com crianças que temos de captar para o nosso lado, para um trabalho motivador, de apropriação.

Assim, importa, antes de tudo, definir que a primeira semana do 3.º período se destina a conceber a estratégia a desenvolver semana a semana, ficando as direções de turma em articulação com os grupos disciplinares, os professores titulares de turma em articulação com os coordenadores de estabelecimento/coordenadores de ano, responsáveis por organizar/distribuir as tarefas que os alunos terão de desenvolver nessa primeira semana.
 

Ribeirão, 14 de abril de 2020
INFORMAÇÃO
Caros alunos e encarregados de educação:

 Espero que se encontrem bem e de saúde.

O Governo de Portugal, no âmbito de um conjunto de medidas devido à pandemia COVID-19, decidiu prolongar a suspensão de todas as atividades escolares (letivas e não letivas) presenciais durante o terceiro período.

Esta realidade obriga a um conjunto de medidas na implementação do Ensino à Distância. A direção do Agrupamento e os seus professores estão a trabalhar no sentido de elaborar o respetivo Plano de Ensino à Distância (E@D) do Agrupamento. Aproveitamos para chamar a particular atenção aos alunos e respetivos pais e encarregados de educação que:

O ensino à distância exige de todos os intervenientes, alunos, professores, pais e encarregados de educação a continuidade do forte compromisso com a escola, com as atividades letivas, mesmo sendo estas não presenciais.

No dia 14 de abril, terá início o 3.º  período. Nesse mesmo dia entraremos em contacto convosco para articularmos procedimentos para o ensino à distância.

Neste tempo difícil para todos nós devemos continuar a acreditar nas nossas competências e encarar este isolamento presencial como uma aprendizagem, trabalhando para isso em colaboração uns com os outros.

Sabemos que iremos enfrentar dificuldades técnicas, pessoais e familiares mas sabemos também que podemos contar convosco para a promoção do sucesso desta modalidade desafiante, tanto quanto poderão contar connosco.  

A Diretora