Visita de Estudo EMRC

 
Visita de Estudo ao Zoo Santo Inácio
No dia 30 de maio de 2022, os alunos e alunas inscritos em EMRC do 5º Ano tiveram a sua Visita de Estudo ao ZOO SANTO INÁCIO. O imaginário dos alunos e alunas, tinha maximizado, há muito tempo, a espectativa de ver pela primeira vez certas espécies de animais, desde os mais altos do mundo, às espécies mais pequenas de répteis e incestos. E assim aconteceu. Do reino dos macacos ao mundo tropical; do reptilário à savana africana; do túnel dos leões asiáticos ao aquário dos pinguins; do mundo das hienas às encostas dos mabecos; da casa dos animais noturnos, aos abrigos das araras e papagaios; do bosque das panteras das neves às pradarias dos cangurus. Tudo e todos ali, lado a lado, tangendo experiências e saberes, articulando ciências, ética e cidadania. Nesta atividade, que teve a duração de um dia completo, os discentes tiveram a oportunidade de reforçar e aplicar conhecimentos, capacidades e atiudes resultantes das aprendizagens essenciais adquiridas nas aulas de EMRC; e exercitar, ao seu nível, várias das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. As interações estabelecidas com os doentes, interpares e com o meio, permitiram-lhes fomentar a sociabilização através da partilha de experiências únicas entre grupos heterogéneos; promover a responsabilidades individual e em grupo; conhecer diversas espécies animais; e contribuir para a formação integral dos alunos como cidadãos conscientes, livres e responsáveis.
Acácio Sanches
https://youtu.be/CW9wwUp7JbU
 
Visita de Estudo ao Azurara Parque Aventura
As alunos e alunas do 6º Ano, inscritos em EMRC, desenvolveram um conjunto de atividades no Azurara Parque Aventura, ao longo de todo o dia. À chegada, os responsáveis e monitores do parque aguardavam os nossos alunos para os iniciar no espírito e nas dinâmicas do Parque Aventura. Depois de uma palestra sobre os grandes objetivos das atividades e as normas e procedimentos de segurança a adotar em todas as situações, o grande grupo foi dividido em 4 pequenos grupos, segundo a cor das pulseiras atribuídas. Teve início um autêntico carrocel intenso de desafios, em quatro grandes áreas, nas quais os grupos se revezaram durante o dia, de forma a percorrer todas as atividades: tiro com arco, torres multi-aventura, slide, canoagem e air bungee. Todas estas ações foram uma oportunidade de reforçar e aplicar os conhecimentos, capacidades e atiudes resultantes das aprendizagens essenciais adquiridas nas aulas de EMRC, ao longo do ano escolar. Ao mesmo tempo, puderam desenvolver algumas das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. As interações estabelecidas com os doentes, interpares, com os monitores do Parque e com o meio envolvente, permitiram aos alunos e alunas fomentar a sociabilização através da partilha de experiências únicas entre grupos heterogéneos; promover a responsabilidades individual e em grupo, contribuindo igualmente para a sua formação integral enquanto cidadãos conscientes, livres e responsáveis.
Acácio Sanches
https://youtu.be/cr-y-_YYbKg
 
Visita de Estudo a Lisboa
Para alguns dos alunos e alunas, que participaram nesta atividade, foi a primeira vez que visitaram a capital do nosso país. A visita de estudo insere-se no âmbito das aprendizagens essenciais de EMRC, do 7º Ano, tendo por isso um caráter inter-religioso, científico, histórico artístico e cultural. Foi uma jornada intensa e exigente para os docentes e discentes, pelo que fica aqui no nosso imenso agradecimento a todos os que contribuíram para que fosse possível. Encontrámo-nos todos, pelas 06h00, junto da nossa escola sede. Às 10h30, os dois grupos de discentes chegavam a Lisboa, visitando, cada um, por sua vez, ora o Templo Hindu, ora a Mesquita Central. O pic-nic do almoço organizou-se no Parque Eduardo VII, com vista para o Tejo e sob a alçada do Marquês de Pombal. Seguiu-se a visita à Sinagoga, perto do Largo do Rato, com todos os alunos cobertos de “Quipá”. Dali seguimos para a Basílica da Estrela, passando pelo jardim com o mesmo nome. O lanche foi partilhado nos jardins de Belém, entre o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos. Houve ainda tempo para dizer um “olá” à torre de Belém, de costas para o velho do Restelo. E assim, teve início a viagem de regresso, através dos campos do oeste, entre pomares de pera rocha. Além de dar a conhecer aos nossos alunos e alunas o património religioso, cultural e arquitetónico, único no país, de quatro confissões religiosas, esta iniciativa proporcionou-lhes experiências e conhecimentos sólidos para compreender as reais raízes e motivações do diálogo inter-religioso; e que os sensibilizou para a necessidade de, eles mesmos, se tornarem protagonistas da tolerância e da inclusão inter-cultural e inter-religiosa. Cumpriu-se o planificado, mas não serão mensuráveis os ganhos em oportunidade de reforço e aplicação dos conhecimentos, capacidades e atiudes resultantes das aprendizagens essenciais adquiridas nas aulas de EMRC, ao longo do ano escolar. Ao mesmo tempo, percebeu-se que os alunos puderam desenvolver algumas das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Além disso, as interações estabelecidas com os doentes, interpares, com os responsáveis dos lugares sagrados visitados, aos quais agradecemos, permitiram aos alunos e alunas fomentar a sociabilização através da partilha de experiências únicas entre grupos heterogéneos; promover a responsabilidades individual e em grupo, contribuindo igualmente para a sua formação integral enquanto cidadãos conscientes, livres e responsáveis.
Acácio Sanches
https://youtu.be/H6AQDwc0P9w
 
Visita de Estudo de EMRC à Galiza: Corunha e Santiago
Nos dias 20 e 21 de maio, os alunos do 9º. Ano inscritos em EMRC participaram numa Visita de Estudo à Galiza, que lhes permitiu conhecer a cidade da Corunha, nomeadamente o Passeio Marítimo, o Museu interativo Domus - Casa do Homem, a Torre Hércules, o “Aquarium Finisterrae”, o Museu interativo da Casa das Ciências e o Parque de Santa Margarita. Após o fausto jantar, o dia terminou entre jogos, cantigas e dinâmicas de grupo, na Praia do Gandarío, ao som das ondas do mar. Só, então, os alunos recolheram ao alojamento, numa inesquecível noite de bom e reconfortante descanso. No dia seguinte, o tempo de lazer e descontração, que voltou ao mesmo areal, não impediu os/as mais corajosos/as a experimentar as águas do Atlântico. A meia manhã, o grupo de alunos rumou em peregrinação a Santiago de Compostela. Ocorrendo o Ano Jacobeu, os alunos tiveram a oportunidade singular de entrar na Catedral pela chamada Porta Santa, apenas aberta em anos especiais. Seguiu-se a visita às relíquias do Apóstolo Tiago, que permanecem no locutório situado precisamente abaixo do Altar-Mor. A contemplação do esplendor dourado do retábulo principal, dos magníficos órgãos de tubos e do “botafumeiro”, com os seus 53 kg e 1,50 m de altura, completaram o périplo pelo mais importante polo de peregrinações da Península Ibérica. Seguiu-se um aprazível passeio pelas típicas e mais antigas ruas da cidade, que não passou despercebida aos pacatos transeuntes. O regresso foi festivo; e o contentamento geral, à chegada, todos o puderam ver espelhado nos rostos de cada aluno/a.
Acácio Sanches
https://youtu.be/IJnVCnw3bvc
 
 
Os alunos do 8º. Ano no EMRC SpringFest’22
Os nossos alunos do 8º Ano participaram na 1.ª edição do EMRC SpringFest’22 da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. O encontro decorreu no dia 13 de maio, no Parque da Cidade da Póvoa de Varzim, com a presença de mais de 4 mil alunos e professores. Contou com vários workshops, um mega piquenique, insufláveis, animação e um concerto com cantor e compositor Murta. Entre os objetivos do encontro, além do convívio entre escolas e a interação com outros contextos educativos, esteve também a valorização de comportamentos responsáveis e sustentáveis, contribuindo para a formação integral dos alunos.
Acácio Sanches
https://youtu.be/Dr8T_o9TmZw
 

jun 2022