opmusa

Projeto OPMUSA
(A observação de pares multidisciplinar em sala de aula)

A participação do Agrupamento neste projeto em parceria com a Universidade do Porto procura dar resposta às necessidades identificadas pelo Agrupamento e integrar as propostas do Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar. Este projeto visa correlacionar a observação de pares multidisciplinar em cinco eixos fundamentais do trabalho de sala de aula: trabalho colaborativo; supervisão pedagógica; articulação curricular; trabalho multidisciplinar e formação contínua, numa vertente essencialmente formativa.

A aplicação do projeto neste Agrupamento procura, igualmente, estimular o desenvolvimento de práticas de trabalho colaborativo adequadas aos desafios que a “Escola do Futuro” coloca, assim como encontrar respostas educativas eficazes na promoção de uma aprendizagem significativa de qualidade e potenciando o sucesso educativo dos alunos.

O Agrupamento participou, no dia de 30 de junho, no IV Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação – «A vida nas escolas - entre as experiências e as medidas», evento organizado pela equipa do OBVIE - Observatório da Vida nas Escolas da FPCEUP/CIIE, através da apresentação de duas comunicações.

No dia 19 de julho, no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, decorreu a sessão de apresentação dos resultados da implementação do projeto OPMUSA no presente ano letivo no nosso Agrupamento e no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco. Ficam aqui alguns registos fotográficos desta sessão.