projetos 2018/2019

PERCURSOS COM SENTIDO 

ECO - PLÁSTICOS

“PERCURSOS COM SENTIDO(S)”

Introdução:
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” (John Dewey).
Partilhando do mesmo ponto de vista deste autor quando afirma que “A educação é… a própria vida”, considera-se que urge, cada vez mais, que ela não se limite apenas ao desenvolvimento do “saber”, ao simples acumular de conhecimentos e que se torne prioritário e fulcral o incremento do “saber fazer” e do “saber estar”.

Público-alvo
: 5º ano

Enquadramento Legal
:
O Decreto-Lei nº 55/2018, de seis de julho, consigna nos seus artigos 13º - ponto 9 e 19º - alínea e, a possibilidade de criar uma nova disciplina - Oferta Complementar - para enriquecimento do Currículo, com identidade e documentos curriculares próprios. O Conselho Pedagógico de vinte e três de julho atribuiu ao grupo de História a possibilidade de desenvolver um Projeto que fosse de encontro a uma aprendizagem mais ativa e centrada nos alunos.
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Despacho nº6478/2017, de 26 de julho) define áreas de competências que são os alicerces da aprendizagem dos alunos como exemplifica o esquema seguinte.
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 (Retirado do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, pg.19)

Este Projeto selecionou as seguintes Áreas de Competências:
A - Linguagem e textos.
B - Informação e Comunicação.
D - Pensamento crítico/pensamento criativo.
E – Relacionamento interpessoal.
F – Desenvolvimento pessoal e autonomia.
H – Sensibilidade estética e artística.
I – Saber científico, técnico e tecnológico.

Objetivos Gerais:
Conhecer e compreender o que nos rodeia.Sensibilizar para a importância dos sentidos na apreensão do espaço e do tempo. Associar acontecimentos, imagens e documentos. Desenvolver a criatividade para transformar peças em objetos com significados.
Temas:
1 - Compreensão do espaço.
2 - Quotidiano medieval.
3 - Marinheiros, corsários e mercadores.
Critérios de avaliação:
De acordo com o Decreto-Lei nº 55/2018 de seis de julho, no artigo 28º - pontos 1 e 3, alínea b, a avaliação do projeto traduz-se numa escala numérica de 1 a 5 e que se encontra parametrizada nos Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento.
 

COGNITIVO(Conhecimentos) Dossier de Projeto;

 

30%

40%

Compreensão e Expressão em Língua Portuguesa; 5%
Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); 5%
SOCIO AFETIVO
(Atitudes e Valores)
Grelhas de observação de registo contínuo:
1.Pontualidade e assiduidade
2%  60%
2. Comportamento (atitudes e valores)
2.1. Espírito de Iniciativa /Espírito crítico/Criatividade
8%
2.2. Atenção/Interesse/Empenho
5%
2.3. Confiança em si próprio/Autonomia
5%
2.4. Atitudes de responsabilidade, cooperação e solidariedade
10%%
2.5. Relação estabelecida com colegas, professores e funcionários/ o Outro
10%
3. Participação nas aulas
3.1. Participação organizada/diálogo disciplinado
10%
4. Execução do Dossier 10%
O Grupo de História  
     
 
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Introdução
Nos dias de hoje torna-se premente haver uma consciencialização das crianças (os adultos de amanhã) para a importância de reduzir a utilização dos plásticos, como medida vital para atenuar a poluição do planeta e rentabilizar recursos. Assim, por termos detetado na nossa realidade escolar e na sociedade em geral o uso abusivo de embalagens plásticas, pretendemos, com este projeto, incutir práticas diárias de redução e reutilização de embalagens plásticas.
Neste sentido, a finalidade deste projeto é sensibilizar a comunidade educativa para este tema e criar mudanças de hábitos no seu quotidiano, olhando para a necessidade de reutilizar embalagens como medida muito importante na sustentabilidade ambiental do nosso planeta.
Partindo deste projeto, pretendemos proporcionar a toda a comunidade educativa uma série de atividades, a desenvolver não somente no recinto escolar, mas também noutros locais, como resposta inovadora aos desafios da nossa sociedade e uma revolução escolar baseada no objetivo de mudar comportamentos através de projetos desenvolvidos pelas crianças.
Este projeto será desenvolvido desde o pré-escolar ao 1.º ciclo, com a colaboração de toda a Comunidade Educativa.
Temática a explorar: Lixo no oceano e dependência dos plásticos
Descrição do projeto:
Realização de ações de sensibilização em contexto de sala de aula, através da apresentação teórica em PowerPoint sobre a problemática do lixo marinho, seguido do visionamento de um pequeno filme de animação do Oceanário de Lisboa - As aventuras do Vasco – “Oceano de Plástico”, sobre esta temática. A partir deste filme está dado o mote para implementação do projeto que contará com diversas atividades a definir.
Exemplos:
As crianças têm ainda a oportunidade de realizar uma atividade prática de limpeza do areal/ monitorização de lixo numa praia do concelho.
Nessas ações práticas de limpeza do areal em diversas praias do concelho, os alunos terão a oportunidade de sensibilizar os banhistas presentes para a problemática do lixo marinho, recolher, registar e monitorizar o lixo encontrado no areal, o que permitirá obter informação útil sobre as quantidades e tipos de lixo recolhidas.
Outras.
Metas/ objetivos Alertar os alunos para os problemas atuais relacionados com a poluição dos oceanos/mares e suas fontes;
Sensibilizar e consciencializar sobre a problemática do lixo marinho;
Explicar como é possível ajudar na preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, assim como a biodiversidade marinha;
Contribuir para a adoção de comportamento ambientalmente corretos e reduzir o lixo que é gerado nas praias;
Diminuir a utilização do plástico;
Reutilizar as embalagens plásticas sempre que possível.
Estratégias Promover palestras informativas à Comunidade Educativa;
Proporcionar aos alunos e seus familiares o contacto com as praias da região e constatar a falta de limpeza das mesmas; ·         Teatro de fantoches e pequenas dramatizações;
Exploração de músicas;
Prática da atividade física e desportiva;
Criar uma oficina de reciclagem;
Dramatização de histórias;

Fases da atividade
1.ª fase 2.ª fase 3.ª fase 4.ª fase
Palestras, pesquisa, recolha e análise por parte dos alunos e Encarregados de Educação de notícias que tenham a ver com a temática apresentada Seleção de hábitos de reciclagem e reutilização dos plásticos com base nas notícias recolhidas.   Criação de uma oficina de reciclagem.   Elaboração de ações de sensibilização para a comunidade educativa, de modo a promover hábitos diários de reciclagem e reutilização de plásticos. Elaboração de uma exposição.   Apresentação de um panfleto informativo à Comunidade Educativa sobre a reciclagem e reutilização dos plásticos
       
Articulação do projeto com as orientações curriculares   Para o desenvolvimento deste Projeto Escola teremos por base o Projeto Educativo do Agrupamento «Uma Escola que Aprende», articulando, sempre que possível, com o pelouro de ambiente da Câmara Municipal.
Parcerias Para implementação deste projeto contamos com o apoio dos parceiros habituais: Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Associação de Pais.
Fradelos, 27 de setembro de 2018