img
Facebook


Eslováquia  
img 
img No passado dia 9 de fevereiro de 2020, um grupo de cinco alunos, acompanhados por três professores, partiu para a Eslováquia, no âmbito de um intercâmbio integrado no Programa Erasmus+.
img1  Chegados à cidade de Humenné, fomos recebidos pela Coordenadora do projeto, a professora Jana Sudzinova, que nos apresentou a toda a equipa Erasmus. Fomos de seguida brindados com uma cerimónia de boas vindas, que incluiu a oferta de pão e sal, simbolizando a abundância e a prosperidade e ainda com danças e canções tradicionais, interpretadas por alunos da escola. 
Fizemos de seguida uma visita guiada pelas instalações da escola.
Depois, juntamente com os alunos gregos e italianos, fomos para uma sala e começamos a trabalhar nas t-shirts alusivas ao Children´sRight da Eslováquia, TheRight to Play.
img4 
img3 
 Nesse mesmo dia, visitamos o local onde iria ser filmada a digital story, a ManorHouse, uma casa senhorial datada do século XVII. Fomos divididos em grupos, todos com um componente de cada país num total de quatro. Seguindo um guião, criamos uma história baseada no direito escolhido. img5 
img6   O trabalho continuou na terça e as t-shirts iam tomando forma, assim como as filmagens para a digital story.
img7 
Quarta-feira visitamos Kosice, cidade património da Unesco e segunda cidade mais importante do país. 
img8  img9 

Quinta-feira foi o último dia de atividades na escola. De manhã, terminamos as t-shirts e de tarde tivemos algum tempo livre para conhecer melhor a cidade e fazer algumas compras. À noite, foi a festa de despedida, com a entrega dos certificados de participação, a projeção das “digital stories” e um convívio muito animado entre todos os participantes. Sexta-feira, horas da despedida: tempo para uma última foto de grupo, para uma visita de comboio à cidade vizinha de Michalovce, onde finalmente havia neve!

img10


Em jeito de balanço, a opinião do grupo é unânime: as nossas expectativas foram largamente superadas. Além de fazermos novas amizades, do prazer de vivenciar novas experiências e conhecer novas culturas, foi muito importante para aumentar a nossa autoestima e desenvolver o nosso desempenho na Língua inglesa.

img11img12

 

 

img
 
Projeto Erasmus+ KA2

Make your Avatar the right Human – Países parceiros: Eslováquia (país coordenador), Grécia, Itália e Portugal

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA2
Make your Avatar the right Human – partem no próximo domingo, dia 9 de fevereiro, para Hummené, na Eslováquia, um grupo de 5 alunos e 3 professores.
Os alunos selecionados para esta 1ª mobilidade são da turma A do 8º ano: Mafalda Azevedo, Clara Martins, Vanessa Silva, Pedro Cruz e João Cruz.
Este projeto, que tem a duração de 2 anos, contará com mais 3 mobilidades aos países parceiros: à Itália (em outubro 2020), Grécia (em março 2021) e Portugal (em maio 2021).
Estes alunos, além de fazerem novas amizades, poderão vivenciar novas experiências e conhecer novas culturas, tendo ainda a oportunidade de desenvolver o seu desempenho na Língua inglesa.

img1



img2
img  

A Escola Básica de Ribeirão está envolvida em dois projetos Erasmus+.

O primeiro,  219-1-NL01-KA229-060235_2  é subordinado ao tema:
“ Debating in European context” com a Holanda e a Grécia e tem a duração de um ano letivo.
Neste projeto participam 13 alunos do 9º ano, que foram selecionados de acordo com
critérios previamente divulgados e que abaixo se enumeram.
A primeira mobilidade terá como destino a Holanda de 16 a 22 novembro de 2019.
A segunda mobilidade será em Portugal de 9 a 16 de Maio.  
O segundo projeto Erasmus+  2019-1-SK01-KA229-060677_2,  que terá a duração de dois anos letivos, é  com a Eslováquia, Grécia e Itália e é subordinado ao tema:
“Make your Avatar the right human”, relacionado com os direitos das crianças.
Neste projeto trabalham alunos do 8º Ano, que já tinham iniciado um Projeto Etwinning subordinado ao mesmo tema, no ano letivo transacto.
Para este projeto, além dos critérios anteriores, acresce a elaboração de um texto em inglês com a opinião de cada aluno sobre este tema e uma Carta de Manifestação de Interesse em integrar a mobilidade. A seleção será feita, novamente, pela Equipa Erasmus.
A primeira mobilidade terá como destino a Eslováquia em Fevereiro de 2020.
A segunda mobilidade será Itália em Outubro de 2020, a terceira na Grécia em março 2021 e em Portugal em maio de 2021.

Critérios de Seleção
Interesse em integrar o projeto
Maturidade /Responsabilidade
Sociabilidade
Capacidade argumentativa
Domínio da Língua Inglesa
Possibilidade de receber hóspedes
Envolvimento nas atividades do Projeto
Facilidade de adaptação
Comportamento
NOTA: Os critérios de seleção não são necessariamente pela ordem apresentada.
A Equipa Erasmus

Notícias


not



Holanda


Holanda
 
   
   

novembro 2019