II Encontro de Natação

do Desporto Escolar do CLDE

No dia 31 de janeiro realizou-se o II Encontro de Natação do Desporto Escolar do CLDE (Coordenação Local do Desporto Escolar) Braga organizado pelos Agrupamentos de Escolas de Ribeirão e Padre Benjamim Salgado.
Este encontro realizou-se nas Piscinas Municipais de Ribeirão e estiveram representados 8 Agrupamentos, num total de 217 alunos.
Os alunos participaram de forma entusiasta e empenhada, revelando fairplay.

Torneio de Basquetebol 3x3

No dia 10 de dezembro realizou-se na Escola Básica de Ribeirão o Torneio de Basquetebol 3x3 com a participação de 186 alunos. No torneio participaram equipas femininas e masculinas desde o escalão Infantil A até ao escalão de Juvenis. No escalão Infantil A masculino a equipa vencedora era constituída por alunos do 5ºE; no escalão Infantil B feminino a equipa vencedora era formada por alunas das turmas A e E do 7º ano e no mesmo escalão masculino a equipa vencedora era constituída por alunos do 7ºB; no escalão de Iniciados femininos as alunas vencedoras pertenciam às turmas A e D do 8º ano  e neste mesmo escalão masculinos venceu uma equipa constituída por alunos 8ºA e, por último, no escalão de Juvenis masculinos os alunos da equipa vencedora pertenciam ao 9ºD.
   Esta atividade desportiva assinalou também os 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 41 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, um marco histórico para todos os que respeitam e defendem a dignidade humana, uma vez que este foi e continua a ser, um instrumento de referência na defesa dos direitos humanos de todos. Os alunos que participaram no torneio mostraram-se comprometidos no desenvolvimento de uma formação humanista e inclusiva através da divulgação de mensagens, sensibilizando assim a comunidade para a importância do envolvimento e a participação de todos na defesa dos seus direitos.
   Esta atividade sensibilizou para a Educação para os direitos humanos através de uma prática participativa que procurou não só mobilizar os alunos e a comunidade como também capacitá-los com os conhecimentos, atitudes, valores e aptidões de que precisam para usufruir e exercer esses direitos e para respeitar e defender os direitos dos outros. Para além de se assimilarem direitos, aprenderam-se também responsabilidades e criaram-se competências para a ação.

f1

f2

f3

Dia Europeu do Desporto Escolar

Fama Show no nosso Agrupamento

Está a chegar o grande dia!

Na sexta feira dia 4 de outubro, pelas 10 horas, realiza-se na bancada junto do Pavilhão Vermelho o tão esperado sorteio da camisola do líder da Liga - Futebol Clube de Famalicão - autografada pelos seus jogadores.

Todos os alunos que participaram nas atividades de comemoração do Dia Europeu do Desporto Escolar estão habilitados ao fantástico prémio.

Esperamos por ti!

2outubro 2019